Termo de Responsabilidade

Informamos que não hospedamos nenhum arquivo protegido pela lei dos direitos do autor em servidor ou na empresa que nos hospeda. O conteúdo de links está disponível na própria internet livremente, apenas disponibilizamos estes links aqui. Não existe qualquer objetivo de obtenção de lucro, sendo o Blog de conteúdo gratuito. Acentuo que repudio a pirataria sendo o conteúdo aqui presente apenas de divulgação. Incentivamos a aquisição de produtos originais e licenciados.
As noticias aqui divulgadas estão na internet e visamos a centralização para que mais pessoas possam se informar com qualidade .

Portal Vale do Paraiba,o vale por completo (CONFIRA AQUI !!!)







Seguidores

Festival CineMúsica’ lembra os 50 anos da morte de Villa-Lobos

Postado por Nuanda sábado, 22 de agosto de 2009



Setembro será o mês do encontro mágico entre cinema e música. A terceira edição do "Festival CineMúsica" se projeta em Conservatória, nos dias 4, 5, 6 e 7, promovido pela Casa de Cultura da cidade. Este ano, o evento celebrará a "tradição clássica", lembrando os 50 anos da morte de Villa-Lobos. O público poderá conferir cirandas em concertos sinfônicos, cênicos e cortejos. O festival funciona simultaneamente com três pontos de exibição: O Cine Sesc (Serviço Social do Comércio), na Praça da Matriz; O Cine Tela Brasil, no Largo da Rodoviária; e o Cine Centímetro.

Além de quatro dias de muito cinema e música, existe a opção do "Sabor CineMúsica", evento gastronômico que integra a estrutura do festival. Segundo a diretora do evento, Cleide Salgado, o "CineMúsica" já está inserido no "Guia dos Festivais de Cinema do Brasil". "É o único festival de cinema do país dedicado ao universo do som e com associação da música ao cinema. Um festival sui generis e com a presença do Cine Centímetro, um patrimônio comprometido com a memória do cinema", diz.

O festival tem uma vertente nostálgica que combina com Conservatória, a cidade das serestas, onde se realiza. Celebra os cinemas de rua, tradição que está muito bem representada pelo Cine Centímetro, uma réplica perfeita do saudoso Metro Tijuca, com mobiliário autêntico, que não só homenageia o cinema como se torna um dos palcos do "CineMúsica", para pré-estreias, sessões especiais e debates.

- O CineMúsica tem a visão de ser reconhecido nacionalmente pelo meio cinematográfico como um festival diferenciado e o único dedicado à categoria do som no cinema - enfatiza.

Como lembra Cleide, já em sua primeira edição (em 2007) demonstrou grande fôlego e conquistou prestígio. "O festival recebeu pré-estréias nacionais e número significativo de presenças da área cinematográfica, entre cineastas, diretores, produtores, especialistas em som de cinema e mixagem e atores", observa.

Gente famosa já passou por lá, como Luiz Carlos Barreto, produtor do maior sucesso de bilheteria do cinema nacional, "Dona Flor e Seus Dois Maridos". E também Roberto Farias, cineasta e presidente da Academia Brasileira de Cinema. Além de Miguel Faria Jr., diretor de "Vinícius", e Sergio Rezende, diretor de "Zuzu Angel" e "Guerra de Canudos", entre outras personalidades.

Em 2007, o evento celebrou o "choro brasileiro". No ano seguinte, foi a vez de movimentar Conservatória com a temática "samba e Carnaval", quando foi encenado o musical "Sassaricando - E o Rio Inventou as Marchinhas". E contou com a animação da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, na cerimônia de encerramento.

Arte e cultura saborosas

Cleide Salgado lembra que o "Cinemúsica" é considerado um festival completo porque reúne várias artes: o cinema, a música, a arte cênica, a dança e a gastronomia. O "Sabor CineMúsica", por exemplo, dá um charme a mais ao evento, reunindo chefs nacionalmente conhecidos, que ministram cursos e criam pratos associados à temática do cinema. "Cinéfilos, artistas e gourmets terão grandes oportunidades de ver bons filmes, assistir a shows, concertos sinfônicos e ainda degustar cardápios novos e criativos, ligados à temática do cinema", fala.

O festival, frisa Cleide, também mantém um foco na Educação, por meio do "Programa Formacine", que realiza sessões de exibição de filmes e oficinas específicas para crianças e jovens.

- Assim, possibilita aos alunos das escolas de Conservatória e cidades próximas a terem uma participação efetiva no "Festival CineMúsica", com os objetivos de fornecer informação e conhecimento, levando-os a refletir sobre a importância da música e do cinema como fator de economia, cultura. E propondo discussões no âmbito pedagógico, visando sempre minimizar o distanciamento do acesso e das oportunidades dos grandes centros urbanos das localidades do interior ou áreas rurais.

As magias do cinema e da música em um só lugar.

Quem já prestigiou o evento

* Luiz Carlos Barreto, produtor do maior sucesso de bilheteria do cinema nacional, "Dona Flor e Seus Dois Maridos".

* Roberto Farias, cineasta e presidente da Academia Brasileira de Cinema.

* Miguel Faria Jr., diretor de "Vinícius".

* Sergio Rezende, diretor de "Zuzu Angel" e "Guerra de Canudos".

* Mariza Leão, produtora de "Meu Nome Não é Johnny".

* Hugo Carvana, diretor de "Vai Trabalhar, Vagabundo" e "A Casa da Mãe Joana".

* Fernanda Paes Leme, atriz de "O Homem Que Desafiou o Diabo".

* Os atores Paulo Betti, Antônio Pedro e a atriz Guta Stresser (de "A Grande Família").

* Cláudio Manuel, diretor de "Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei".

* Carlos Manga, diretor de "O Homem do Sputnik".

* Remo Usai, compositor de trilhas como as de "O Assalto ao Trem Pagador" e "As Aventuras da Turma da Mônica".

* Silvio Da-Rin, cineasta e atual secretário nacional do Audiovisual.


Serviço

* III Festival CineMúsica - Em Conservatória, nos dias 4, 5, 6 e 7 de setembro. Este ano, o evento celebrará a "tradição clássica", lembrando os 50 anos da morte de Villa-Lobos. O público poderá conferir cirandas em concertos sinfônicos, cênicos e cortejos. Além de quatro dias de muito cinema e música, existe a opção do "Sabor CineMúsica", evento gastronômico. Programação gratuita. www.festivalcinemusica.com.br

0 comentários

Postar um comentário

Nosso Banner


Coluna do Hugo "Carater X Reputação "

As circunstâncias entre as quais você vive determinam sua reputação. A verdade em que você acredita determina seu caráter. A reputação é o que acham que você é. O caráter é o que você realmente é... A reputação é o que você tem quando chega a uma comunidade nova. O caráter é o que você tem quando vai embora... A reputação é feita em um momento. O caráter é construído em uma vida inteira... A reputação torna você rico ou pobre. O caráter torna você feliz ou infeliz... A reputação é o que os homens dizem de você junto à sua sepultura. O caráter é o que os anjos dizem de você diante de Deus.


Arnaldo Jabor

visitantes

Advogados RJ