Termo de Responsabilidade

Informamos que não hospedamos nenhum arquivo protegido pela lei dos direitos do autor em servidor ou na empresa que nos hospeda. O conteúdo de links está disponível na própria internet livremente, apenas disponibilizamos estes links aqui. Não existe qualquer objetivo de obtenção de lucro, sendo o Blog de conteúdo gratuito. Acentuo que repudio a pirataria sendo o conteúdo aqui presente apenas de divulgação. Incentivamos a aquisição de produtos originais e licenciados.
As noticias aqui divulgadas estão na internet e visamos a centralização para que mais pessoas possam se informar com qualidade .

Portal Vale do Paraiba,o vale por completo (CONFIRA AQUI !!!)







Seguidores

Mesorregião do Sul Fluminense

Postado por Nuanda sábado, 22 de agosto de 2009



A mesorregião do Sul Fluminense é uma das seis mesorregiões do Estado brasileiro do Rio de Janeiro e corresponde àquela área fronteiriça aos estados de São Paulo e Minas Gerais, subdividida nas microrregiões da Baía da Ilha Grande, de Barra do Piraí e do Vale do Paraíba Fluminense sendo que as duas últimas são cortadas de Oeste para Leste pelo rio Paraíba do Sul. Dentro do estado, faz divisa com o Centro Fluminense e a Mesorregião Metropolitana do Rio de Janeiro, sendo banhada pelo oceano Atlântico nas cidades de Angra dos Reis e Parati.

É uma região de razoável densidade populacional, com cerca de 1,0 milhão habitantes de acordo com o IBGE.

São componentes dessa região os seguintes municípios: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Parati, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda.

A maior cidade desta região é Volta Redonda, com cerca de 260 mil habitantes.

Política, administrativa e culturalmente a região Sul Fluminense engloba, também, as microrregiões de Vassouras e de Três Rios, que juntas formam o Centro-Sul Fluminense.


Economia

O Sul Fluminense tem sua economia baseada na indústria metal-mecânica, automotiva, metalúrgica, siderúrgica, cimenteira, alimentícia e energética (usinas termoelétricas, termonucleares e hidrelétricas, nas atividades agropecuárias (destacando-se a criação de gado leiteiro), a produção de hortifrutigranjeiros e no comércio varejista.

Transportes

Essa região é cortada por ferrovias e rodovias que ligam suas cidades aos principais centros populacionais e econômicos do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte), cabendo citar a BR-116 (rodovia Presidente Dutra) que corta parte da região, notadamente os municípios da microrregião do Vale do Paraíba Fluminense) e pelas BR-393 (Rodovia Lúcio Meira, que a liga à região Nordeste do Brasil) e BR-040 (que passa pela região cidade de Três Rios, considerada o maior tronco rodoviário da América Latina), além da BR-101 (Rodovia Rio-Santos), que corta as cidades de Angra dos Reis e Paraty.

As ferrovias existentes no Sul Fluminense também ligam suas principais cidades às metrópoles nacionais, tendo caráter notadamente industrial, vide a "Ferrovia do Aço", que liga a cidade de Volta Redonda às minas de ferro e dolomita no Estado de Minas Gerais, bem como as ferrovias que liga a região às cidade do Rio e de São Paulo (Estrada de Ferro Central do Brasil). Há ainda a antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas, que cruza a região atravessando a Serra do Mar ligando o Sul de Minas à Angra dos Reis.

Está situado nessa região um dos principais portos nacionais, o Porto de Angra dos Reis, na cidade de mesmo nome situada na microrregião da Baía da Ilha Grande. Pequenos aeroportos servem as principais cidades da região, sendo todos capacitados para vôos domésticos, como o de Resende, e estando em previsão a construção de outro na cidade de Volta Redonda.

Turismo

Na cidade de Itatiaia se localiza o Pico das Agulhas Negras que com 2.787 metros é o ponto mais alto do Estado do Rio de Janeiro. Já em Angra dos Reis fica a baía da Ilha Grande, que junto com Parati formam a parte litorânea do Sul Fluminense entrecortada pelo Oceano Atlântico sendo repleta de praias e ilhas - somente a cidade de Angra dos Reis possui 365.

Outras atrações turísticas, que reforçam a economia da região, que por muito tempo foi influênciada pela cafeicultura, são as várias propriedades rurais na região do Médio Vale do Paraíba Fluminense, e que hoje atraem grandes levas de turistas, na região turística do "Vale do Ciclo do Café". Outros pontos de grande atração de visitantes de outras regiões fluminenses e do Brasil são os distritos de Penedo e Maromba em Itatiaia, Visconde de Mauá em Resende e Conservatória em Valença.

1 Responses to Mesorregião do Sul Fluminense

  1. Anônimo Says:
  2. Tenta 1 desses 3:

    http://rikih.host.sk/FORUM/

    http://rikih.host.sk/FORUM/index.php

    http://rikih.host.sk/FORUM/index.php?sid=eb262678ccc808fca7912c9ef9fa2816

     

Postar um comentário

Nosso Banner


Coluna do Hugo "Carater X Reputação "

As circunstâncias entre as quais você vive determinam sua reputação. A verdade em que você acredita determina seu caráter. A reputação é o que acham que você é. O caráter é o que você realmente é... A reputação é o que você tem quando chega a uma comunidade nova. O caráter é o que você tem quando vai embora... A reputação é feita em um momento. O caráter é construído em uma vida inteira... A reputação torna você rico ou pobre. O caráter torna você feliz ou infeliz... A reputação é o que os homens dizem de você junto à sua sepultura. O caráter é o que os anjos dizem de você diante de Deus.


Arnaldo Jabor

visitantes

Advogados RJ