Termo de Responsabilidade

Informamos que não hospedamos nenhum arquivo protegido pela lei dos direitos do autor em servidor ou na empresa que nos hospeda. O conteúdo de links está disponível na própria internet livremente, apenas disponibilizamos estes links aqui. Não existe qualquer objetivo de obtenção de lucro, sendo o Blog de conteúdo gratuito. Acentuo que repudio a pirataria sendo o conteúdo aqui presente apenas de divulgação. Incentivamos a aquisição de produtos originais e licenciados.
As noticias aqui divulgadas estão na internet e visamos a centralização para que mais pessoas possam se informar com qualidade .

Portal Vale do Paraiba,o vale por completo (CONFIRA AQUI !!!)







Seguidores

Próximo final de semana (28): a tradicional festa de Matosinhos

Postado por Nuanda terça-feira, 25 de agosto de 2009 0 comentários


A tradicional festa de Matosinhos está confirmada para o final deste mês. Do dia 28 ao dia 30 de agosto, o santuário receberá a visita de romeiros que vem de todo páis para participarem das comemorações. A equipe de reportagem do jornal A Folha conversou com o Padre Márcio, que negou os boatos de um possível cancelamento do evento devido a gripe suína, algo que vinha sido comentado na cidade.




- O maior problema que encontramos foi esta questão de boatos, das pessoas que falaram sem saber da verdade, alarmando a todos por causa da gripe suína. Mas trabalhamos há um mês para esta festa tradicional, e ela está confirmada – disse o Padre Márcio.


Ele também confirmou que será montada uma verdadeira unidade de saúde, com ambulância e profissionais preparados para atender emergências, caso haja alguma suspeita de nova gripe. Outro ponto abordado foi a quantidade de missas. Segundo Padre Márcio, serão em número menor do que o ano passado, principalmente no domingo para evitar problemas de horários com pessoas que venham de fora.


O Prefeito Gil Leal também conversou com o jornal A Folha, confirmando o apoio da Prefeitura à realização da festa, e fazendo questão de acabar com os boatos de cancelamento da festa.


- A Prefeitura estará mais uma vez apoiando, de maneira integral, o evento da festa deMatosinhos. Vamos, a cada festa que vai acontecendo, aprendendo e melhorando a seguinte. Em relação aos boatos, nunca partiu da prefeitura algo relacionado acancelamento. Existe, de fato, da Prefeitura e da Secretaria de Saúde, uma preocupação natural como todos os municipios com qualquer evento que aglomere. Porém, essas preocupações nos leva a orientar as pessoas a agir adequadamente. De forma alguma passou em nossa mente o cancelamento – disse o Prefeito.

Fonte: A Folha




A IX Expo de Orquídeas e Bromélias será realizada no dias 4, 5, 6 e 7 de setembro, em Paty do Alferes. O evento, que além de trazer para o município grandes nomes dos Orquidários Nacionais, também contribui para o calendário festivo com apresentação de shows musicais, praça de alimentação e muito mais.


O acontecimento movimenta a cidade, que recebe em média mais de 20 mil visitantes durante as exposições das variadas espécies cultivadas por nossos produtores locais e de toda a região.


As Orquídeas e as Bromélias são encontradas em diversos países do mundo, mas é no Brasil que existem as maiores variedades dessas plantas, compondo uma importante área da nossa biodiversidade e enriquecendo nossas florestas com forma e cores especiais.( com informações da PMPA)
Fonte: A Folha



Na última quinta-feira o Prefeito Vinicius Farah recebeu a visita dos diretores da Engepack para tratar dos interreses da empresa se instalar no distrito industrial de Três Rios.

A Empresa Engepack é uma empresa experiente com 22 anos de atuação na área de produção de embalagens PET, sendo uma das princiapis fornecedoras de embalagens para o sistema Coca-Cola que é lider do mercado de refrigerantes no Brasil.

Com unidades de operação e distribuição localizadas em regiões estratégicas do território nacional: nos estados de São Paulo, Amazonas, Paraná, Ceará e Piauí, a empresa tem forte interesse em estabelecer uma unidade no Estado do Rio de Janeiro e o município de Três Rios foi escolhido por oferecer facilidades na operação logística, devido à privilegiada localização geográfica e pela política facilitadora oferecida pelo Governo Municipal.

-Temos total interesse em oferecer todas as condições necessárias para que mais esta empresa venha se instalar em nosso município. Para isso, através da secretaria de Indústria e Comércio, estamos providenciando a viabilização da área solicitada pela Engepack e evidaremos todos os esforços para trazer mais esta importante fonte geradora de empregos para a nossa população - afirmou o prefeito Vinicius Farah durante a reunião com o secretário de Indústria e Comércio de Três Rios, Júlio César Resende e os diretores da Engepack – José Eduardo, Lúcio Santos Jr., Watson Correia e Francisco Sá. (com informações da PMTR)

Fonte: A folha

Projeto Novo Olhar da Fundação Leão XIII

Postado por Nuanda segunda-feira, 24 de agosto de 2009 0 comentários



Volta Redonda

O 'Projeto Novo Olhar' da Fundação Leão XIII é realizado hoje (24) na Igreja Metodista Central, na Avenida Paulo de Frontin, no bairro Aterrado, em Volta Redonda. A iniciativa oferece exames oftalmológicos, distribuição gratuita de óculos e cirurgia de catarata.

Segundo a coordenadora de projetos da Fundação Leão XIII, Luciane Araújo, o projeto é promovido em várias cidades do estado do Rio de Janeiro e atenderá hoje, até às 16h, cerca de 600 cadastrados de Volta Redonda e Rio das Flores.

De acordo com a coordenadora, as pessoas atendidas estão inscritas desde junho, têm mais de 45 anos e renda de até dois salários mínimos.

"Os cadastrados são submetidos a exames de vista, depois encaminhamos os pedidos dos óculos e das cirurgias, de acordo com a necessidade de cada caso", explicou Luciane, ressaltando que em novas datas, ainda indefinidas, os óculos serão entregues e um centro cirúrgico móvel - montado em uma carreta de 13 metros - virá ao município para realização dos procedimentos cirúrgicos de catarata.


Volta Redonda

A cerimônia de entrega dos módulos escolares climatizados que funcionam como salas de aula para os alunos da Escola Municipal Paulo VI, no bairro Açude I, em Volta Redonda, que aconteceu na manhã de hoje (24), contou com a participação de pais, alunos e professores da escola.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) e a secretária de Educação, Therezinha Gonçalves.

Segundo a diretora da escola, Geralda Maria da Silva Chaves, há um ano, os 862 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental estudavam em salas do Ciep 403, e na Igreja São José Operário. "Agora metade dos alunos terão aula nos sete módulos climatizados e algumas turmas ficarão em salas do terceiro andar do Ciep. Os módulos melhoram a acomodação e o aprendizado dos alunos, além do trabalho dos professores", afirmou a diretora.

De acordo com o diretor-adjunto da escola, Francisco Augusto Ferreira, as aulas já estão funcionando nos módulos desde o início do segundo semestre.

A dona de casa Mariana de Almeida, 60 anos, avó de um aluno do 6º ano, está mais feliz com as novas salas de aula. "Antes tinha muita poeira nas salas e agora tudo ficará mais organizado. Acho que até o rendimento dos alunos vai melhorar, meu neto está bem mais tranquilo e feliz", disse Mariana.

Os módulos que possuem sistema de climatização foram adquiridos pela prefeitura, através da Secretaria de Educação, por R$ 372 mil e serão usados sempre que alguma escola for reformada e precisar deslocar seus alunos durante a obra.
A Escola Municipal Paulo VI foi demolida e será reconstruída para garantir conforto para alunos e funcionários, e acessibilidade às pessoas com baixa mobilidade. A obra começa em setembro deste ano, após ser realizada a licitação para definir a empresa responsável.




São Paulo

O IBS (Instituto Brasileiro de Siderurgia) promove hoje (24) e amanhã (25) o 2º Encontro Nacional da Siderurgia, que está sendo realizado no Hotel Transamérica, em São Paulo. A expectativa é que cerca de 650 executivos, especialistas internacionais, autoridades e representantes da indústria do aço se reúnam para identificar as tendências do setor após a crise econômica mundial e debater as alternativas da indústria do aço.

Entre os palestrantes e debatedores estão Farid Abolfathi, diretor da Global Insight; Paulo Vieira da Cunha, consultor do Fundo Monetário Internacional (FMI), ex-vice-presidente do Banco Central e coordenador de Estudos dos Mercados Emergentes da Tandem Global Partners; de Daniel Novegil, presidente do Comitê Econômico do World Steel Association e o presidente da CSN, Benjamin Steinbruch.

O encontro será aberto oficialmente hoje pelo presidente do IBS, Flávio de Azevedo, que apresentará o novo nome e logomarca do instituto. O Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, também participará da cerimônia.

Amanhã, os debates terão início com um painel específico sobre economia internacional e os impactos da crise no Brasil, apresentado por Paulo Vieira da Cunha. Para debater o tema, estarão reunidos o deputado federal Antonio Palocci, o ex-ministro da Fazenda, Delfim Neto, e o coordenador geral da Ação Empresarial, Jorge Gerdau.

O novo cenário da siderurgia mundial e as alternativas empresariais terá apresentação de Farid Abolfathi. O painel contará com a participação do diretor presidente do Grupo Gerdau, André Johannpeter, do presidente do Comitê Econômico da World Steel Association Daniel Novegil e do conselheiro da ArcelorMittal Brasil, José Armando de Figueiredo Campos. O debate será mediado por Albano Chagas Vieira, ex-diretor da CSBN e atual superintendente da Votorantim Siderurgia.

Os desafios do crescimento da siderurgia brasileira estarão em debate no terceiro e último painel do encontro. Vão falar sobre o tema Benjamin Steinbruch, da CSN, Jackson Schneider, presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Benjamin Mário Baptista Filho, diretor-presidente da ArcelorMittal Tubarão - Aços Planos, Marco Antônio Castelo Branco, diretor presidente da Usiminas, e Paulo Godoy, presidente da ABDIB (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base)



Miguel Pereira

O município poderá em breve ter de volta os serviços do IML. Após um contato do prefeito Roberto de Almeida ao governo estadual, os técnicos do Instituto Médico Legal, representado pelo Dr. Franklin, diretor-geral do órgão, visitaram as instalações no Cemitério de Portela, no início de agosto. Com isso, começaram os estudos de viabilidade da reativação do serviço, paralisado há anos na cidade.
Segundo o prefeito, a volta do IML trará conforto à população, que atualmente precisa ir até a cidade de Barra do Piraí para buscar o corpo. O exame de corpo de delito, necessário para diversas ações, também é feito na cidade. Miguel Pereira já conta com profissionais gabaritados para este tipo de serviço, porém sem um local adequado para tanto. Na foto estão o médico Dr. Saraiva, com os técnicos e o prefeito Roberto de Almeida.



O Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ) já completou 50% dos serviços programados na RJ-117( Petrópolis - Paty do Alferes ), chegando a 11 km de pistas pavimentadas. O projeto de reconstrução de parte dessa estrada visa pavimentar 23,7 km de extensão, originalmente de leito natural. A pavimentação dessa via vai reestruturar o trajeto na Região Centro-Sul, facilitando o tráfego entre Petrópolis à Paty do Alferes.
O Governo do Estado investiu R$ 25,3 milhões para realizar todas as atividades, administradas pelo DER, na RJ-117, que está com conclusão prevista para fevereiro de 2010. Esse trecho já reformado fica na proximidade do município de Paty dos Alferes e será estendido gradativamente até o Vale das Videiras, caminho para a Serra das Araras, localidade de Petrópolis.A rodovia possui 44, 3 km de extensão e ficará com 100% de suas pistas pavimentadas ao fim das atividades programadas pelo DER. O planejamento é que 70 funcionários atuem diretamente na reconstrução desse trecho da RJ-117. A RJ-117 é um dos trajetos mais utilizados de moradores e turistas na Região Centro Sul-Fluminense, principalmente para quem visita a Serra das Araras. Segundo estudos técnicos, a reestruturação total dessa rodovia vai beneficiar cerca de 150 mil usuários.

O município de Paty do Alferes é conhecido pela tradicional Festa do Tomate, que atrai 40 mil pessoas por dia, durante o feriado de Corpus Christi.
Do DER.




Eng. Paulo de Frontin, Vassouras e Areal serão contempladas pelas obras que começam em 2010
Rio de Janeiro - O Governo do Estado, através do Grupo Executivo do Programa Delegacia Legal, (órgão vinculado a secretaria de Obras), vai investir cerca de R$ 13 milhões nas obras das delegacias legais dos municípios de Engenheiro Paulo de Frontin, Vassouras, Sapucaia, Natividade, Cordeiro, Arraial do Cabo, São João da Barra, DEAM de Volta Redonda (conclusão da construção), Guapimirim e Italva. As licitações destas unidades foram publicadas no Diário Oficial do dia 28 de julho.
Estas obras serão financiadas pelo governo do Estado em contra-partida a contratação de crédito de R$ 157 milhões, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para conclusão do Programa Delegacia Legal. Os recursos vão garantir a implantação das 44 delegacias distritais e 13 especializadas, além da construção de sete casas de custódia, uma Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência, construção e reforma de 14 Postos Regionais de Polícia-Técnico Científica (PRPTC); e a implantação da nova sede do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) e do Projeto "Cidade da Polícia".
– Em setembro começam as obras de 16 delegacias legais, que deverão ficar prontas em seis meses. Também no próximo mês já serão licitadas outras delegacias, dando continuidade ao processo de conclusão. As treze últimas delegacias começam a ser construídas no ano que vem. A maioria ficará situada na Baixada Fluminense e nas regiões Centro Sul Fluminense e Serrana. Somente seis delegacias estão previstas para a capital. Ao mesmo tempo, serão construídas sete casas de custódia e oito PRPTCs –, disse César Campos, coordenador do Programa Delegacia Legal.

Fonte: Assessoria do Governo do Estado

Mesorregião do Sul Fluminense

Postado por Nuanda sábado, 22 de agosto de 2009 1 comentários



A mesorregião do Sul Fluminense é uma das seis mesorregiões do Estado brasileiro do Rio de Janeiro e corresponde àquela área fronteiriça aos estados de São Paulo e Minas Gerais, subdividida nas microrregiões da Baía da Ilha Grande, de Barra do Piraí e do Vale do Paraíba Fluminense sendo que as duas últimas são cortadas de Oeste para Leste pelo rio Paraíba do Sul. Dentro do estado, faz divisa com o Centro Fluminense e a Mesorregião Metropolitana do Rio de Janeiro, sendo banhada pelo oceano Atlântico nas cidades de Angra dos Reis e Parati.

É uma região de razoável densidade populacional, com cerca de 1,0 milhão habitantes de acordo com o IBGE.

São componentes dessa região os seguintes municípios: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Parati, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda.

A maior cidade desta região é Volta Redonda, com cerca de 260 mil habitantes.

Política, administrativa e culturalmente a região Sul Fluminense engloba, também, as microrregiões de Vassouras e de Três Rios, que juntas formam o Centro-Sul Fluminense.


Economia

O Sul Fluminense tem sua economia baseada na indústria metal-mecânica, automotiva, metalúrgica, siderúrgica, cimenteira, alimentícia e energética (usinas termoelétricas, termonucleares e hidrelétricas, nas atividades agropecuárias (destacando-se a criação de gado leiteiro), a produção de hortifrutigranjeiros e no comércio varejista.

Transportes

Essa região é cortada por ferrovias e rodovias que ligam suas cidades aos principais centros populacionais e econômicos do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte), cabendo citar a BR-116 (rodovia Presidente Dutra) que corta parte da região, notadamente os municípios da microrregião do Vale do Paraíba Fluminense) e pelas BR-393 (Rodovia Lúcio Meira, que a liga à região Nordeste do Brasil) e BR-040 (que passa pela região cidade de Três Rios, considerada o maior tronco rodoviário da América Latina), além da BR-101 (Rodovia Rio-Santos), que corta as cidades de Angra dos Reis e Paraty.

As ferrovias existentes no Sul Fluminense também ligam suas principais cidades às metrópoles nacionais, tendo caráter notadamente industrial, vide a "Ferrovia do Aço", que liga a cidade de Volta Redonda às minas de ferro e dolomita no Estado de Minas Gerais, bem como as ferrovias que liga a região às cidade do Rio e de São Paulo (Estrada de Ferro Central do Brasil). Há ainda a antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas, que cruza a região atravessando a Serra do Mar ligando o Sul de Minas à Angra dos Reis.

Está situado nessa região um dos principais portos nacionais, o Porto de Angra dos Reis, na cidade de mesmo nome situada na microrregião da Baía da Ilha Grande. Pequenos aeroportos servem as principais cidades da região, sendo todos capacitados para vôos domésticos, como o de Resende, e estando em previsão a construção de outro na cidade de Volta Redonda.

Turismo

Na cidade de Itatiaia se localiza o Pico das Agulhas Negras que com 2.787 metros é o ponto mais alto do Estado do Rio de Janeiro. Já em Angra dos Reis fica a baía da Ilha Grande, que junto com Parati formam a parte litorânea do Sul Fluminense entrecortada pelo Oceano Atlântico sendo repleta de praias e ilhas - somente a cidade de Angra dos Reis possui 365.

Outras atrações turísticas, que reforçam a economia da região, que por muito tempo foi influênciada pela cafeicultura, são as várias propriedades rurais na região do Médio Vale do Paraíba Fluminense, e que hoje atraem grandes levas de turistas, na região turística do "Vale do Ciclo do Café". Outros pontos de grande atração de visitantes de outras regiões fluminenses e do Brasil são os distritos de Penedo e Maromba em Itatiaia, Visconde de Mauá em Resende e Conservatória em Valença.

| edit post



Setembro será o mês do encontro mágico entre cinema e música. A terceira edição do "Festival CineMúsica" se projeta em Conservatória, nos dias 4, 5, 6 e 7, promovido pela Casa de Cultura da cidade. Este ano, o evento celebrará a "tradição clássica", lembrando os 50 anos da morte de Villa-Lobos. O público poderá conferir cirandas em concertos sinfônicos, cênicos e cortejos. O festival funciona simultaneamente com três pontos de exibição: O Cine Sesc (Serviço Social do Comércio), na Praça da Matriz; O Cine Tela Brasil, no Largo da Rodoviária; e o Cine Centímetro.

Além de quatro dias de muito cinema e música, existe a opção do "Sabor CineMúsica", evento gastronômico que integra a estrutura do festival. Segundo a diretora do evento, Cleide Salgado, o "CineMúsica" já está inserido no "Guia dos Festivais de Cinema do Brasil". "É o único festival de cinema do país dedicado ao universo do som e com associação da música ao cinema. Um festival sui generis e com a presença do Cine Centímetro, um patrimônio comprometido com a memória do cinema", diz.

O festival tem uma vertente nostálgica que combina com Conservatória, a cidade das serestas, onde se realiza. Celebra os cinemas de rua, tradição que está muito bem representada pelo Cine Centímetro, uma réplica perfeita do saudoso Metro Tijuca, com mobiliário autêntico, que não só homenageia o cinema como se torna um dos palcos do "CineMúsica", para pré-estreias, sessões especiais e debates.

- O CineMúsica tem a visão de ser reconhecido nacionalmente pelo meio cinematográfico como um festival diferenciado e o único dedicado à categoria do som no cinema - enfatiza.

Como lembra Cleide, já em sua primeira edição (em 2007) demonstrou grande fôlego e conquistou prestígio. "O festival recebeu pré-estréias nacionais e número significativo de presenças da área cinematográfica, entre cineastas, diretores, produtores, especialistas em som de cinema e mixagem e atores", observa.

Gente famosa já passou por lá, como Luiz Carlos Barreto, produtor do maior sucesso de bilheteria do cinema nacional, "Dona Flor e Seus Dois Maridos". E também Roberto Farias, cineasta e presidente da Academia Brasileira de Cinema. Além de Miguel Faria Jr., diretor de "Vinícius", e Sergio Rezende, diretor de "Zuzu Angel" e "Guerra de Canudos", entre outras personalidades.

Em 2007, o evento celebrou o "choro brasileiro". No ano seguinte, foi a vez de movimentar Conservatória com a temática "samba e Carnaval", quando foi encenado o musical "Sassaricando - E o Rio Inventou as Marchinhas". E contou com a animação da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, na cerimônia de encerramento.

Arte e cultura saborosas

Cleide Salgado lembra que o "Cinemúsica" é considerado um festival completo porque reúne várias artes: o cinema, a música, a arte cênica, a dança e a gastronomia. O "Sabor CineMúsica", por exemplo, dá um charme a mais ao evento, reunindo chefs nacionalmente conhecidos, que ministram cursos e criam pratos associados à temática do cinema. "Cinéfilos, artistas e gourmets terão grandes oportunidades de ver bons filmes, assistir a shows, concertos sinfônicos e ainda degustar cardápios novos e criativos, ligados à temática do cinema", fala.

O festival, frisa Cleide, também mantém um foco na Educação, por meio do "Programa Formacine", que realiza sessões de exibição de filmes e oficinas específicas para crianças e jovens.

- Assim, possibilita aos alunos das escolas de Conservatória e cidades próximas a terem uma participação efetiva no "Festival CineMúsica", com os objetivos de fornecer informação e conhecimento, levando-os a refletir sobre a importância da música e do cinema como fator de economia, cultura. E propondo discussões no âmbito pedagógico, visando sempre minimizar o distanciamento do acesso e das oportunidades dos grandes centros urbanos das localidades do interior ou áreas rurais.

As magias do cinema e da música em um só lugar.

Quem já prestigiou o evento

* Luiz Carlos Barreto, produtor do maior sucesso de bilheteria do cinema nacional, "Dona Flor e Seus Dois Maridos".

* Roberto Farias, cineasta e presidente da Academia Brasileira de Cinema.

* Miguel Faria Jr., diretor de "Vinícius".

* Sergio Rezende, diretor de "Zuzu Angel" e "Guerra de Canudos".

* Mariza Leão, produtora de "Meu Nome Não é Johnny".

* Hugo Carvana, diretor de "Vai Trabalhar, Vagabundo" e "A Casa da Mãe Joana".

* Fernanda Paes Leme, atriz de "O Homem Que Desafiou o Diabo".

* Os atores Paulo Betti, Antônio Pedro e a atriz Guta Stresser (de "A Grande Família").

* Cláudio Manuel, diretor de "Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei".

* Carlos Manga, diretor de "O Homem do Sputnik".

* Remo Usai, compositor de trilhas como as de "O Assalto ao Trem Pagador" e "As Aventuras da Turma da Mônica".

* Silvio Da-Rin, cineasta e atual secretário nacional do Audiovisual.


Serviço

* III Festival CineMúsica - Em Conservatória, nos dias 4, 5, 6 e 7 de setembro. Este ano, o evento celebrará a "tradição clássica", lembrando os 50 anos da morte de Villa-Lobos. O público poderá conferir cirandas em concertos sinfônicos, cênicos e cortejos. Além de quatro dias de muito cinema e música, existe a opção do "Sabor CineMúsica", evento gastronômico. Programação gratuita. www.festivalcinemusica.com.br



O "28º Femupi (Festival de Música Popular de Piraí) será realizado nos dias 28 e 29. Este ano conta com dois shows especiais: Luís Melodia, na sexta, e Jorge Vercilo, no sábado. E, no dia 30, ainda fazendo parte do "Femupi", haverá um festival de paródia para alunos de nove escolas públicas do município. A entrada é franca e as atrações começam a partir de 19 horas, no Ciep Professora Margarida Thompson, no bairro Casa Amarela. O evento será transmitido ao vivo para o exterior, via Internet.

O festival é considerado um dos mais antigos e tradicionais eventos do gênero. Vem ganhando reconhecimento a cada ano, entre os jovens e universitários, principalmente, relembrando os festivais de antigamente. Anualmente conta com a participação de músicos e compositores de várias cidades da região e até de outros estados.

Para este ano, além de troféus, serão distribuídos R$ 12 mil em prêmios aos autores das músicas classificadas nos três primeiros lugares e ao melhor intérprete. As inscrições foram gratuitas, e cada autor ou grupo pode inscrever até duas músicas, mesmo em parcerias. As canções são inéditas e de própria autoria.

As inscrições chegaram a quase 200, entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais. Batendo a marca do ano passado, que foi prejudicada pela greve dos Correios.

No dia 14 de agosto foi anunciada a lista das 15 músicas selecionadas que participarão da eliminatória do dia 28. Destas, sairão as dez classificadas para a final do dia 29. A mostra reunindo as 15 canções classificadas será transmitida ao vivo, inclusive, para o exterior, pela Tapi TV, via Internet. Para o secretário de Governo, Gustavo Tutuca, dois fatos confirmam a importância crescente do "Femupi", que está atraindo músicos não só de cidades vizinhas.

- O fato de estarmos conseguindo realizar o festival durante tantos anos já é, para nós, piraienses, motivo de alegria e orgulho. Muitos outros eventos do gênero não resistiram, por uma série de fatores. O "Femupi", ao contrário, vem ampliando cada vez mais seu espaço. O número de inscrições cresce a cada ano, atraindo músicos de outros estados, o que comprova a importância que está tendo. A edição deste ano representa um marco na história, porque o festival poderá ser visto em outros países - comenta Tutuca.

Quatro músicas de São Paulo

A Secretaria de Cultura do município, por meio da secretária Nágila Ferreira, também está bastante confiante no sucesso da 28ª edição do "Femupi" e destaca outro fato importante: a presença de quatro músicas de São Paulo entre as finalistas, resultado do "Femupi" de 2008, que foi vencido pelo grupo Voz, formado por músicos gaúchos radicados em SP.

- O aumento de representantes paulistas reflete a repercussão do festival do ano passado. Outro aumento significativo foi o de participantes da cidade do Rio de Janeiro, o maior contingente entre os inscritos. Isso nos deixa felizes, porque nosso objetivo é incentivar o surgimento de novos valores para a música popular brasileira - frisa Nágila.

Segundo ela, o festival está atingindo seu principal objetivo: "a valorização da música popular brasileira e estímulo ao surgimento de novos talentos, ao mesmo tempo em que contribui para o aprimoramento das raízes culturais do brasileiro".

Já o "Festival de Paródias" reúne alunos da 6ª a 9ª séries e do ensino médio de nove escolas do município. Durante os meses de julho e agosto, cada escola realizou sua seletiva, que classificou o vencedor para a final do dia 30. O grupo vencedor será premiado com uma excursão cultural. O tema das paródias é sobre a diversidade da cultura brasileira.

O "Femupi" é uma realização da Prefeitura de Piraí, por meio das secretarias de Cultura e de Esporte e Lazer.

As músicas selecionadas

1. Para-Raio - Jorge Irlanda (Leandro Crispi), Volta Redonda

2. Sobre Homens e Meninos - Marcelo Biar / Felipe Radicetti (Luciana Balby), Rio de Janeiro

3. Amor Demais - Paulo Razek / Cláudio Bocca (Vinícius Santa Rosa / Cláudio Bocca), Paraty

4. Mar de Purpurina - Carlos Gomes (Ivânia Catarina), São Paulo

5. Malabares - Cláudio Gabriel (Cláudio Gabriel), Rio de Janeiro

6. Nevoeiro - José Carlos Miranda / Marcos Vinícius C. Silva (Adriana Sperandir), Angra dos Reis

7. Brinquedo Descartável - José Roberto (Antonio Augusto), Piraí

8. Trinca de Noel - Márcio Proença / Marcos Lima (Ilka Lusieux), Niterói

9. Dia Irá Chegar - Rodrigo Londero / Gustavo Dall'Acqua (Grupo Voz), São Paulo

10. Grão - Thirone (Thirone), Duque de Caxias

11. Pé de Eu te Amo - Tavinho Limma (Tavinho Limma), Ilha Solteira - SP

12. Galanga Rei - Carlos Gomes (Ivânia Catarina / Carlos Gomes), São Paulo

13. Jogada Brasileira - Flávio Crespo / Paulo Razek / Cláudio Bocca (Cláudio Bocca), Paraty

14. A Voz do Meu Coração - João Correia (João Correia), Rio de Janeiro

15. Do Jeito Dela - Santhyago Lopes (banda Jhonny Place), Volta Redonda


Serviço

* Femupi (Festival de Música Popular de Piraí) - Atrações de 28 a 30, no Ciep Professora Margarida Thompson, no bairro Casa Amarela. Entrada Franca, a partir de 19 horas.

| edit post



De Dilermando Reis até Baden Powel transita o novo espetáculo elaborado pelo violonista Lui do Vale. "De Dilermando a Baden" homenageia também outros grandes artistas que se destacaram entre essa época. Estreia sexta-feira, às 20h30min, no Sesc (Serviço Social do Comércio), em Barra Mansa. O violonista trabalha com esse estilo há dez anos, teve a ideia do show e contou com a ajuda do jornalista e também produtor Macus Modesto para torná-lo realidade.

O show é todo instrumental com duração de cerca de 1h40min, passeia por ritmos como valsa, choro, bossa nova, samba, baião, jazz e até forró. Tem, além de Lui do Vale no violão, a participação de mais três músicos: Marcelo Biffe na bateria, o baixista Maguinho e Valentim na percussão.

O espetáculo foi todo idealizado pelo próprio Lui do Vale com o objetivo de homenagear grandes mestres do violão e mostrar as modificações no modo de tocar o instrumento até a época de Baden Powel. Outros homenageados em destaques são Américo Jacomino, Dilermando Reis, Garoto, Luis Bonfá, Hélio Delmiro, Paulinho Nogueira, incluindo também o Professor Dito e os irmãos Neném e Ovídio Bonfá, com os quais teve "a honra de trabalhar".

- Quero mostrar como o violão foi explorado de diferentes maneiras durante esse tempo e utilizado em vários ritmos - diz o violonista.

Lui do Vale ressalta no show a técnica que trabalha, o chamado chord melody, que destaca os três elementos essenciais da música: harmonia, melodia e ritmo. Isso é feito ao mesmo tempo e em um só instrumento. No repertório, composições dele também.

Entre as músicas, que são 22 no total, será levantado um lado informativo e educativo, resgatando a história do violão.

O show será aberto pelo humorista da região Danilo Calegari, "um brinde aos convidados com 15 minutos de comédia", como conta o produtor Marcus Modesto. Antes também haverá um pequeno vídeo com fotos e músicas dos homenageados. Ao final da programação, a participação de dois bailarinos da Companhia de Dança Fifi Dance, em uma música.

Tanto Marcus quanto Lui esperam um público diversificado para o show, de todas as idades.

- Hoje em dia o instrumental está surpreendendo. Muitos jovens estão passando a gostar também. Esse tipo de espetáculo está cada vez mais se popularizando - avaliam.

Eles enfatizam que as músicas são antigas e de estilo antigo, mas com uma nova roupagem e novos acordes. Os dois pretendem levar o projeto a outras cidades da região e do país.

Um pouco sobre Lui do Vale

Lui do Vale nasceu em Barra Mansa, iniciou sua vida musical há 26 anos e dedicou todos esses anos ao violão. Sempre viveu da música. Começou muito cedo e conheceu, quando ainda cursava o ensino fundamental, o também violonista Adriano Pinheiro, músico virtuoso e amigo até hoje, que o influenciou no instrumento.

Fundou a banda Vôo Livre e participou de vários outros trabalhos, incluindo diversas bandas - uma das primeiras foi a antiga Barões de Barra Mansa. Participou também da banda dos irmãos Neném e Bonfá, a quem tem grande apreço e cita como maiores influências em seu estilo atual, como acordes melódicos.

- Violão foi sempre usado para acompanhar a música, eles provaram que o instrumento pode ser o protagonista - comenta.

Tocou também um grande período com a Banda Sinfônica da Febam (Fundação Educacional de Barra Mansa) e estudou com Hiramm, especialista em improviso e choro. O músico fez várias apresentações no Bistrô Jazz de Búzios, participou do projeto "Rota Musical" do Sesc e tem trabalhado em Paraty e Maringá.

Nesse novo trabalho, pretende dar um grande passo em sua carreira.

Serviço

* De Dilermando a Baden - Com o violonista Lui do Vale. Participações: Marcelo Biffe na bateria, o baixista Maguinho e Valentim na percussão. Sexta-feira, às 20h30min, no Sesc Barra Mansa. Ingressos: R$ 2,50 (comerciários), R$ 5,00 (estudantes/maiores de 60 anos) e R$ 10,00 (comunidade).



Pintos consomem maconha em casa de traficante preso em Volta Redonda

Os Pintinhos Maconheiros teriam sido encontrados cambaleando após terem consumido maconha guardada no galinheiro da casa de um traficante, preso em Volta Redonda nesta quarta-feira.

O delegado Carlos Alexandre, da 93° DP (Volta Redonda), informou que na casa de Fábio Pinto da Silva foram apreendidas uma granada e um revólver calíbre 38.

O preso é acusado de chefiar o tráfico de drogas na região. O quilo de maconha apreendido estava em sacos, bicados pelas aves, que não tinham comida no local.

Ta com fome come qualquer Droga mesmo !!!

Eleições 2010

Postado por Nuanda 0 comentários


Região Sul Fluminense

Mesmo faltando mais de um ano para as eleições presidenciais, candidatos em potencial ao Governo do Estado já trataram de visitar a região, em busca de estreitar suas relações pelo interior. O primeiro foi o ex-governador Antony Garotinho (PR) que esteve em Barra Mansa e posteriormente em Volta Redonda. Foi aqui na região, inclusive, que o ex- presidente do PMDB anunciou que deixaria o partido para se filiar ao PR, na tentativa de concorrer novamente ao cargo de governador.
Na semana passada, quem esteve em Volta Redonda foi o deputado federal Fernando Gabeira, que pode ser o candidato do PV ao governo do Estado do Rio, mas que ainda não se decidiu sobre a hipótese, já que também é cogitado para concorrer a uma vaga no Senado.
A hipótese de Gabeira se candidatar a uma vaga no Senado, em vez de a governador, ganhou força no final da semana passada, depois que a senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva anunciou sua saída do PT. Marina ainda não confirmou a ida para o PV, mas o partido de Gabeira já se reúne com ela e prepara uma festa - inicialmente marcada para o dia 31 de agosto - em que a filiação deverá ser anunciada.
A expectativa é que Marina Silva seja a candidata do PV à Presidência da República, e isso pode atrapalhar os planos de Gabeira de se candidatar ao governo estadual - abrindo caminho para um candidatura ao Senado e, talvez, para a reeleição para deputado federal.
No entanto, embora ambos os possíveis candidatos tenham tido público em suas visitas à região, suas passagens por Volta Redonda foram caracterizadas por seus aliados como sendo situações distintas. A começar pelo fato de que somente Gabeira foi recebido pelo prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB), ao contrário de Garotinho, que mesmo tendo visitado duas cidades da região não chegou a ser recepcionado por nenhum dos prefeitos destes municípios.
Para o vereador de Volta Redonda, Édson Quinto, que é do mesmo partido de Garotinho, a explicação para que o ex- governador não esteja sendo recebido pelos prefeitos "é lógica": "Nenhum prefeito vai arriscar perder verbas do atual governador afirmando uma posição nesse momento a outro candidato. Certamente, as portas não estão fechadas para Garotinho, pois o político esperto não fecha suas portas. Creio que neste momento as portas para Garotinho ainda estejam entreabertas. Certamente, a situação irá mudar quando as primeiras pesquisas de opinião de votos começarem a sair", avaliou.
Quinto disse ainda que se Gabeira foi recebido por Neto é por que ele (Gabeira) ainda não se decidiu por concorrer ao governo estadual e que portanto torna- se para o PMDB e seus prefeitos uma possibilidade de ser o segundo nome indicado pelo partido ao Senado.
- Certamente Sérgio Cabral vai tentar articular para que Gabeira se coloque como candidato ao Senado. Embora o PMDB já esteja falando da candidatura do deputado Picciani pelo partido, eles contam com o fato de haver duas vagas para fazer de Gabeira um segundo nome do PMDB. Afinal, se Gabeira se colocar na disputa pelo governo enfraqueceria Cabral na Capital- concluiu.

Relação de apego

Essa, no entanto, não é a opinião da aliada de Gabeira em Volta Redonda e presidente do PV na cidade, vereadora Neuza Jordão. A parlamentar garante que se o deputado Federal foi recebido pelo prefeito "foi porque sempre se mostrou atuante em prol da cidade".
- A recepção se deveu, conforme os dois mesmos chegaram a declarar (Gabeira e Neto), ao apego que Gabeira tem por Volta Redonda. Depois do Deley (PSC), Gabeira é o parlamentar que mais emendas destina à cidade. Foi por causa dessa relação de apego, confiança e reconhecimento que o prefeito recebeu Gabeira- afirmou ela.
Neuza admitiu no entanto, que é difícil afirmar que a recepção de Gabeira por parte do PMDB poderia ser uma estratégia política assim como afirmou o vereador Édson Quinto. "É muito difícil falar pelo outro e julgar o PMDB. Como disse, penso que se o deputado foi recebido, foi em decorrência da confiabilidade que expressa. Não tenho conhecimento de que o PMDB teria intenções de fazer de Gabeira um segundo nome para o Senado", garantiu.



Volta Redonda

A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) realiza na próxima segunda-feira (24), a formatura de 530 alunos das Oficinas de Capacitação e Inserção Produtiva, promovidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Os estudantes fizeram os cursos de cabeleireiro, culinária, peças íntimas, artesanato, elétrica, garçom, bijuteria, customização, manicure e bordado ecológico. O trabalho da Smac tem o objetivo de desenvolver a autonomia dos participantes e a superação das condições de risco social.

O evento acontece às 17h, no Clube Comercial.

Parabens aos formandos !!!




Noticia quente !!! Volta Redonda

A Fevre - Fundação Educacional de Volta Redonda oferece, a partir da próxima segunda-feira (24), cursos técnicos de vendas, comércio e finanças.

A aula inaugural está marcada para às 19h, no no Auditório da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas. Os cursos serão ministrados no Colégio Professora Delce Horta Delgado, na Rua Luiz Alves Pereira, bairro Aterrado, sempre à noite.

Ao todo, são 240 vagas oferecidas para os cursos gratuitos. A realização tem a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, Universidade Federal Fluminense, Sicomércio, Aciap, CDL e Sindicato dos Empregados no Comércio - SEC.


O prefeito Antonio Francisco Neto (PMDB), o reitor do IFRJ, da UFF, o presidente da Fevre, o presidente do Sicomércio, o presidente da CDL, o presidente da Aciap-VR e o presidente do SEC - Sindicato dos Empregados do Comércio devem comparecer à solenidade da aula inaugural.

Posto de Polícia Técnica em Resende

Postado por Nuanda sexta-feira, 21 de agosto de 2009 0 comentários



Resende

A cidade de Resende deve ganhar em breve um Posto Regional de Polícia Técnico-Científica (PRPTC), que reúne em um mesmo prédio o Instituto Médico Legal (IML), o Instituto de Criminalista Carlos Éboli (ICCE) e o Instituto Félix Pacheco (IFP). A implantação da unidade - que será instalada entre a Delegacia de Resende e o pátio da prefeitura - deve começar ainda neste semestre.

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou em recente evento no Rio - com a presença do presidente Lula (PT), do governador Sérgio Cabral (PMDB), do vice-governador e secretário de Obras Luiz Fernando Pezão e do deputado estadual Noel de Carvalho (PMDB) - uma linha de financiamento de mais de R$ 300 milhões para fomento aos órgãos da segurança pública vinculados à Polícia Civil.

De acordo com Noel, um dos articuladores da iniciativa, o posto trará muitos benefícios para a população, como maior rapidez nos trabalhos de perícia criminal, necropsia e identificação criminal, entre outros. Segundo ele, a população de todos os demais municípios da Região das Agulhas Negras (Itatiaia, Porto Real e Quatis) também será beneficiada. "Com a instalação dessa unidade tornaremos mais humanizados e satisfatórios o atendimento à população", afirmou o deputado, que também intermediou a doação de um terreno junto a prefeitura de Resende, além do contato com a Secretaria de Segurança do Estado. "Com isso ganhamos todos envolvidos no bom atendimento dos serviços públicos e principalmente a sociedade", apontou Noel.



Barra Mansa-São Paulo

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), apoiada pela CCR NovaDutra, fará uma apresentação amanhã (22) às 20h, no Conservatório de Tatuí, no interior de São Paulo.

O concerto, regido pelos maestros Guilherme Bernstein e Vantoil de Souza Júnior, terá como solista o viloncelista americano, Armen Ksajikian. A apresentação faz parte do XV Festival Internacional de Música Rio Cello Encounter, que acontece nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Composta por 105 músicos entre professores e monitores do Projeto Música nas Escolas, a OSBM apresentará as obras "Abertura da pera La Forza del Destino", de Verdi, "Concerto para Violoncelo e Orquestra", de Dvorak, "Choros n.6", de Villa-Lobos e "Suite do Balé A Bela Adormecida", de Tchaikovski.

O Festival
Desde sua primeira edição, em 1994, o Festival Internacional de Música Rio Cello Encounter já realizou mais de 500 concertos e 300 horas de master classes, reunindo cerca de 1000 músicos, 500 estudantes e músicos, com um público de aproximadamente 200 mil pessoas.

Este ano o Encontro acontece até a próxima segunda-feira (24) em espaços como a Sala Cecília Meirelles, o Espaço Sesc, Sesc Barra Mansa, Caixa Cultural - Teatro Nelson Rodrigues, Espaço Tom Jobim Cultura e Meio Ambiente, Igreja da Candelária, Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Conservatório de Tatuí - SP, Sesc Santana - SP.

O Projeto Música nas Escolas
O ‘Música nas Escolas' abrange todas as escolas da rede municipal de ensino de Barra Mansa, beneficiando 22 mil jovens.
As aulas de prática instrumental são realizadas nos diversos polos espalhados pelas escolas da cidade, possibilitando aos alunos o acesso a todos os tipos de instrumento que compõem as bandas e orquestras do Projeto. Além disso, todos os alunos podem chegar ao curso superior de Música, por meio de um convênio firmado entre a prefeitura e o Centro Universitário Barra Mansa (UBM).

Apoiam o projeto: a CCR NovaDutra e as empresas Light, Votorantim Siderurgia, Saint-Gobain e White Martins.




Barra Mansa

Um encontro com representantes de dez cidades da região que discutiu o recolhimento e destinação do óleo vegetal foi realizado ontem (20) em Barra Mansa. O encontro foi coordenado pela prefeitura da cidade. O evento contou com a presença da assessora do presidente do Inea (Instituto Estadual do Meio Ambiente), Carmem Lucariny, e do assessor da Secretaria de Ambiente do Estado, Eduardo Caetano de Lima, que apresentaram as propostas do Estado para a implantação de cooperativas de armazenamento de óleo.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marco Chiesse, a reunião tem por objetivo apoiar os municípios nessa implantação. "Barra Mansa está sediando o evento, pois nós mantemos o contato constantemente com os órgãos de ambiente para que não só nosso município, mas toda a região consiga minimizar os problemas relacionados ao meio ambiente", explicou o secretário.

Chiesse afirmou ainda que desde o início do governo do prefeito Zé Renato (PMDB) estão sendo discutidas medidas para a implantação do recolhimento do material. A primeira sugestão era contratar uma empresa para recolher o óleo, porém uma nova possibilidade surgiu a respeito da criação de cooperativas, pois assim, além do meio ambiente, o município incluiria no projeto também a área social, gerando emprego e renda à população.

Coleta de óleo

Diante dessa proposta, o Governo do Estado ofereceu o material de coleta do óleo e apoio nos três primeiros meses com o custeio do salário de dois cooperadores, aluguel de um veículo para coletar o material nos pontos de recolhimento - que em princípio seriam as escolas - e contribuição na reestruturação do estatuto da cooperativa de catadores de Barra Mansa, em que não consta a atividade com óleo.

Após este período de três meses, o município e os cooperados passariam a arcar com as despesas e o estado ficaria por conta de recolher este material na região e levá-lo para ser vendido, pagando pelo trabalho dos coletores do município. As propostas serão avaliadas e na próxima reunião, marcada para 24 de setembro, os representantes dos municípios levarão os pareceres para serem avaliados novamente e se possível firmados convênios. "Eu achei essa reunião fantástica, sem muitos rodeios, todos empenhados em ajudar. Espero que consigamos fechar essa parceria", disse Cetano de Lima.

Além de Barra Mansa, estiveram presentes representantes de Volta Redonda, Quatis, Vassouras, Resende, Pinheriral, Itatiaia, Porto Real, Piraí e Barra do Piraí.



Penedo - Itatiaia

De hoje (21) até domingo (23), motos e motociclistas de diversas cidades brasileiras devem marcar presença em Penedo. A razão é o ‘Penedo 2009' - um dos mais tradicionais encontros motociclísticos do Brasil.

No ano passado, cerca de dez mil pessoas participaram do evento, que reuniu mais de cinco mil motos e cerca de 150 motoclubes. A expectativa dos organizadores é que nesse ano haja um aumento de 20% do público visitante.

Shows com várias bandas de rock´n roll, classic rock e blues, test drives, competição no dinamômetro, bike show e gincanas para motoclubes prometem mudar o ritmo de Penedo durante os três dias. A programação também conta com exposição de motos, peças e acessórios, uma oficina plantão e vários sorteios.

De acordo com a secretaria de turismo de Itatiaia, as pousadas e hotéis de Penedo já estão com todas as vagas confirmadas para o encontro de motos, e também não há mais vagas nos hotéis de Resende, que ficarão ocupados também por causa da festa de entrega do espadim na Academia Militar das Agulhas Negras.

O evento acontece no campo do Clube Finlândia, no centro de Penedo - Itatiai

Programação:

Hoje (21 de agosto)

14h - abertura do evento

Exposição de motos, peças e acessórios

Competição no dinamômetro (de hora em hora)

Inscrições para gincanas

Test drive Vulcan 900 Classic e Ninja 250R

Hospitality Center Kawasaki (oficina plantão)

15h - show de blues (Sérgio Duarte)

Inscrições para o troféu Megacycle Bike Show

19h - sorteios moto.com.br

show de Rock´n Roll (banda Multivox)

20h - show de blues (Sérgio Duarte)

21h - show Classic Rock (banda Medellín)

23h - show Van Hallen cover

Amanhã (22 de agosto)

10h - abertura do evento

Exposição de motos, peças e acessórios

Competição no dinamômetro

inscrições para gincanas

Test drive Vulcan 900 Classic e Ninja 250R

Hospitality Center Kawasaki (oficina plantão)

11h - show de blues (Sérgio Duarte)

Inscrições para o troféu Megacycle Bike Show

14h - Rock´n Roll com a banda Multivox

Gincanas de motoclube

15h30min - show de blue

17h - banda Mamuth (Van Hallen cover)

19h - sorteio moto.com.br

Show Multivox

20h - dança típica finlandesa

Show de blues (Sérgio Duarte)

21h - Creedence cover (tributo ao Creedence)

Clearwater revival

22h30min - show de clássicos do Rock

Domingo (23 de agosto)

10h - abertura do evento

Exposição de motos, peças e acessórios

Competição no dinamômetro

Gincanas de motoclubes

Test drive Vulcan 900 Classic e Ninja 250R

Hospitality Center Kawasaki (oficina plantão)

Text ride na KLX110

11h - show (banda Medellín)

13h - show de blues (Sérgio Duarte)

17h - despedida

(programação sujeita a alterações por parte dos organizadores )

Inaugurada Policlínica da Cidadania

Postado por Nuanda quinta-feira, 20 de agosto de 2009 0 comentários




O prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) e o governador Sérgio Cabral inauguraram na terça-feira, dia 11, no Estádio da Cidadania, a Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza. Com 17 consultórios, cinco salas de exames e 39 especialistas, a nova policlínica, tem capacidade para realizar 360 consultas/dia, 1.800 semanais e 95.400 por ano. A unidade de saúde abriga no primeiro andar do estádio o Centro de imagens Gecy Vieira Gonçalves, um complexo de equipamentos digitais com tecnologia avançada em tomografia, mamografia com exteriotaxia (para nódulos não palpáveis), radiografia e ultrassonografia.

O deputado federal Deley elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo prefeito Neto e agradeceu ao governador o carinho, não só por Volta Redonda como para toda a região Sul Fluminense. ”Todos nós sabemos da luta que é fazer uma saúde de qualidade no país”, disse o deputado, ressaltando que esse desafio o governo municipal está conseguindo vencer.

O prefeito Antônio Francisco Neto agradeceu o apoio que vem recebendo do governo do estado, dos deputados estaduais e do deputado federal Deley. “Hoje é um dia só para agradecermos. Ficamos muito felizes por vocês acreditarem em Volta Redonda”, afirmou Neto, ressaltando o trabalho desenvolvido pelo presidente do Saae, Paulo César de Souza, como idealizador da Policlínica da Cidadania.

Sérgio Cabral disse que “esta obra que inauguramos hoje (terça-feira) é um exemplo para todo o Brasil”, disse Cabral, ressaltando que a inauguração da policlínica mostra como se otimiza um espaço. “O Estádio da Cidadania é um exemplo para muitos outros estádios”, disse.

CONVÊNIOS - Durante a inauguração da Policlínica foi feita a assinatura do Programa de Apoio aos Municípios (Padem), onde Volta Redonda recebeu R$ 6,6 milhões para a realização de várias obras, entre elas a terraplenagem do terreno para a implantação do Condomínio Industrial e Hospital Regional, no Roma e 20 Km de asfalto em diversos bairros.

| edit post



Volta Redonda

A Secretaria Municipal de Educação realiza a partir desta segunda-feira, 17, a Chamada Escolar 2010. A convocação acontece para as creches municipais, pré-escola, 1º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. O prazo de inscrição vai até 18 de setembro. De acordo com a SME, as vagas das creches serão preenchidas por crianças nascidas entre 01 de julho de 2006 a 30 de novembro de 2009. Para a pré-escola, devem se inscrever os menores nascidos entre 01 de julho de 2004 a 30 de junho de 2006. O 1º ano do Fundamental (antiga classe de alfabetização) é destinado à crianças nascidas até 30 de junho de 2004.


Por iniciativa do Senador Flávio Torres (PDT-CE) a Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal promove nesta quinta (19/8) às 11 horas debate sobre a importância da impressão do voto eletrônico. A audiência pública é continuidade da reunião da semana passada onde o ex-presidente do TSE e Ministro da Defesa Nelson Jobim disse que a impressão do voto eletrônico, na sua opinião, “é um retrocesso”.

Mas segundo alguns especialistas em segurança de dados e informática, se a urna não imprimir o voto o resultado é inconfíável - não há recontagem. O TSE, porém, insiste que a urna eletrônica é 100% segura.

Falarão na audiência pública esta quinta, entre outros, o Secretário de Informática do TSE, Giuseppe Janino, e dois grandes críticos da urna como ela é hoje: o professor Jorge Stolfi, doutor em informática da Unicamp; e o engenheiro Amílcar Brunazo Filho, ex-assessor de Leonel Brizola.

Para conhecimento: Nelson Jobim (o da babá eletrônica do grampo sem áudio) e Eduardo Azeredo ( o do “AI-5 Digital” e o do mensalão mineiro) são os pais da ideia da urna eletrônica. muito estranho ...













Confira os convocados de Dunga:

Goleiros: Júlio César (Inter de Milão) e Victor (Grêmio)

Laterais: Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Filipe (La Coruña) e André Santos (Fenerbahce)

Zagueiros: Luisão (Benfica), Miranda (São Paulo), Lúcio (Inter de Milão) e Juan (Roma)

Volantes: Josué (Wolfsburg), Gilberto Silva (Panathinaikos), Felipe Melo (Juventus) e Lucas (Liverpool)

Meias: Elano (Galatasaray), Ramires (Benfica), Júlio Baptista (Roma) e Kaká (Real Madrid)

Atacantes: Nilmar (Villarreal), Robinho (Manchester City), Luís Fabiano (Sevilla) e Adriano (Flamengo) Dunga convoca EUUUUUUUU !!!!!


Angra dos Reis

O serviço de internet gratuita nas praças do Centro de Angra dos Reis, disponibilizado por rede wireless pela prefeitura, deverá ser restabelecido na próxima semana.

O serviço está indisponível há cerca de 20 dias devido a uma queda de energia que desconfigurou o sistema. Técnicos da empresa especializada contratada pela prefeitura devem vir a Angra na semana que vem para fazer a reconfiguração do servidor.

A Subsecretaria de Informática informa ainda que o projeto Nossa Praça Online está em andamento, o que vai ampliar o número de praças com cobertura wireless. A previsão é de que 17 praças de vários bairros do município disponibilizem a internet gratuitamente. Pelo projeto, as sete primeiras praças ficam na Sapinhatuba I, Monsuaba, Camorim, Balneário e duas na Japuíba. Além da praça da Verolme, em Jacuecanga, que já funciona como piloto. O processo para licitação está sendo elaborado.

- O serviço de internet gratuita nas praças tem uma adesão muito grande por parte da população, por isso devemos ampliá-lo. Além de gerar praticidade para seus usuários e ser de fácil acesso - afirmou Alfredo Martins Júnior, subsecretário de Informática

Essa ideia podia vir para Barra Mansa , ja que o braço do mar não veio ....


O Supremo Tribunal Federal prestou um inestimável serviço ao jornalismo e, portanto, à democracia.

. Acabou com a exigência do diploma para jornalistas.

. Um jornalista não precisa de mais do que um curso para-profissinal a de três meses para começar a exercer a profissão.

. O resto ele aprende, se aprender, o resto da vida.

. É melhor ler os romances da maturidade de Machado de Assis do que perder quatro anos em faculdades – especialmente as particulares – que não formam jornalistas.

. Mino Carta não tem diploma e é o melhor jornalista brasileiro.

. Mauro Santayana, outro excelente jornalista, costuma dizer que a exigência do diploma elitizou as redações.

. As redações não refletiam mais a composição da sociedade brasileira: as redações se tornaram quase brancas, quase ricas e quase ignorantes …

. Jornalista deveria ter um curso universitário: estudar matemática, história, filosofia, biologia – e fazer um curso profissionalizante de jornalista de, no máximo, três meses.

. O diploma fez os jornalistas parecidos com os donos dos jornais.

. E ajudou a construir o PiG (*)

Paulo Henrique Amorim

Leia íntegra do voto de Gilmar Mendes sobre exigência do diploma de jornalista
MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília

Por 8 a 1, o STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou hoje a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Só o ministro Marco Aurélio Mello votou pela manutenção do diploma.

O primeiro a votar foi o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, relator do caso. Mendes defendeu a extinção da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista.

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.



Municípios seguem nova data de vacinação
Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil acontece dia 19 de setembro



SUL FLUMINENSE
A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil (Poliomielite), com slogan “Não dá pra vacilar. Tem que vacinar”, que aconteceria dia 22, foi adiada para 19 de setembro, pelo Ministério da Saúde, e a maioria das cidades da região seguirão a nova data. Todos os postos de vacinação funcionarão no Dia D, das 8 às 17 horas.
Em Barra Mansa estarão funcionando mais de 46 unidades de saúde e de acordo com a coordenadora de imunização, América Vanuza de Oliveira Leite, a meta é atingir 95% da população menor de cinco anos. “Temos ao todo no município 12.316 crianças menores de cinco anos e pretendemos vacinar 11,7 mil crianças. É importante não deixar de levar a criança, pois a paralisia infantil não tem cura e em alguns países ainda existe o vírus da doença. Estaremos também aplicando as vacinas de hepatite B, tetravalente e DTP”, explicou América, ressaltando para os responsáveis não esquecerem de levar o cartão de vacinação.
Segundo a coordenadora, haverá um posto de vacinação na Praça da Liberdade, no Centro de Barra Mansa, em algumas escolas estaduais e municipais e associações de moradores. “Em áreas rurais do município teremos um posto volante que atenderá à população também neste dia”, comunicou América.
VOLTA REDONDA
No município, a vacina estará disponível também das 8 às 17 horas, em todas as unidades da Rede de Atenção Básica, incluindo as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (USBF). A iniciativa tem como meta imunizar 95% da população alvo, sendo beneficiadas 16.173 crianças da cidade.
De acordo com a secretária de Saúde, Suely Pinto, a vacina contra paralisia infantil tem segurança estabelecida. Levar os pequenos para vacinar é um dever de todos os pais ou responsáveis de garantir o direito de vacinação dos seus filhos. “São apenas duas gotinhas que salvam vidas. Para recebê-las é necessária a apresentação da caderneta de vacinação da criança. Também estaremos atualizando as doses das vacinas que estiverem em atraso”, completa.
Mesmo com o país não tendo casos de poliomielite desde 1989, a vacinação de crianças continua sendo imprescindível para a prevenção. Pelo fato da doença ainda existir em países como África e Ásia, é necessário ficar atento ao tipo de transmissão. “Isso representa uma ameaça diante do fluxo intenso e rápido de viajantes pelo mundo. Isso pode propagar o vírus da poliomielite”, informou.
No mesmo dia, a Secretaria de Saúde oferecerá a vacina duplo viral (contra rubéola) para adultos com idade até 39 anos e que não se vacinaram no ano passado.
PORTO REAL
No município, a Secretaria de Saúde espera repetir o bom resultado obtido durante a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, quando 100% das crianças de zero a cinco anos foram vacinadas. Para ser mais exato, 1.323 crianças, segundo dados da secretaria, receberam a dose de imunização.
Para que o resultado seja igual, o setor preparou a mesma estrutura utilizada na primeira etapa, realizada no dia 20 de junho. No dia 19, o Dia D, seis postos fixos e um volante estarão à disposição, bem como 80 funcionários da Secretaria de Saúde, trabalharão em regime de prontidão para receber as crianças. “O Ministério da Saúde preconiza o mínimo de 95% das crianças vacinadas, mas para a nossa alegria, em Porto Real conseguimos atingir 100%”, disse a coordenadora de Saúde Pública da Secretaria de Saúde, Kátia Virgílio.
A coordenadora destacou a importância de as crianças receberem a segunda dose. “Essa dose é o complemento da primeira, ou seja, trata-se de um reforço, que deve ser aplicada de forma obrigatória. Por isso, é importante que os pais levem seus filhos a um dos postos mais próximos de suas residências”, informou Kátia, lembrando que os pais não podem se esquecer de levar o cartão de vacinação da criança. “O cartão é um acompanhamento muito importante para se saber se a criança está recebendo todas as vacinas necessárias para que ela possa ser imunizada contra uma série de doenças”, explicou.
Os postos que estarão abertos no dia 19, das 8 às 17 horas, são: Maternidade Municipal, Policlínico do Bairro de Fátima e PSFs do Jardim Real, São José, Freitas Soares e Bulhões. Quanto ao posto móvel, ele estará percorrendo a zona rural do município, principalmente as fazendas.
RIO CLARO
A vacinação no município também acontece no dia 19 de setembro, em todas as unidades de saúde, das 8 às 17 horas. A vacina estará disponível na Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Centro e do bairro Morro do Estado, em Rio Claro. Na ESF Passa Três, Getulândia, Pouso Seco e Macundu. Em Lídice, estará disponível, além da ESF do Centro, no Posto de Saúde da Estação,
ITATIAIA
A Secretaria de Saúde da cidade, atendendo à recomendação do Ministério da Saúde, também adiou a campanha para o dia 19 de setembro, mas a grande operação para segunda etapa de vacinação contra poliomielite continua a mesma, onde se espera que cerca de 2,5 mil crianças sejam vacinadas.
A coordenadora do Programa de Imunização do município, Andréa Muller, destaca que na campanha em setembro, ao todo, serão 17 postos de vacinação, com 110 pessoas envolvidas, entre funcionários da prefeitura e voluntários. Além das unidades de Saúde, as crianças poderão receber as vacinas em postos avançados.
Todos os postos de saúde e o ambulatório central estarão abertos das 8 às 17 horas, para a campanha de vacinação. O trabalho também será feito nos colégios Benfica e Campo Belo; Creche da Vila Odete; Associações de Moradores do Jardim Itatiaia, Vila Maia e Vila Magnólia e também no Posto da Polícia Rodoviária Federal, na Rodovia Presidente Dutra. Ainda serão vacinadas crianças nas próprias comunidades, como Jardim das Rosas, África 1, África 2, Vale das Cruzes, Maringá, Vale do Pavão.

Campanha antecipada

QUATIS
O município antecipou e prolongou a campanha contra Poliomielite na zona rural. A vacinação começou na segunda-feira e termina amanhã.
A medida, segundo a Secretaria de Saúde, visa a beneficiar os moradores das localidades que têm dificuldade de deslocamento para os postos de vacinação montados na cidade. Para as outras localidades, no entanto, está confirmado o dia 19 de setembro, o Dia D, para a realização da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a doença.
Hoje, às 8 horas, será realizada a vacinação na Escola Municipal Campo Alegre (área rural de Resende); amanhã, às 8 horas, na Escola Municipal de Santana (Santana), e às 13 horas, na Escola Municipal Professora Anésia Alves de Oliveira (Ribeirão de São Joaquim).
fonte: A Voz da Cidade

Obras na Vila Natal

Postado por Nuanda 0 comentários


O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, recebe o vice-governador, Luiz Fernando de Souza, o Pezão, para a inauguração, nesta sexta-feira, das obras da Vila Natal, no bairro Paraíso de Baixo. Entre as melhorias estão a pavimentação, uma quadra, uma creche, um centro comunitário, uma sede para a associação de moradores, banheiros e calçadas nas casas.

O investimento nas obras deve ser de cerca de R$ 2,7 milhões, que serão financiados por uma parceria entre o Governo Municipal, o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do Programa Habitar Brasil-BID.

Zé Renato acredita que esta será uma realização importante para a história do município. As obras complementam a concessão de direito real de uso do solo de Vila Natal, dada pelo governador Sérgio Cabral, em 2008, aos moradores do local. A medida faz parte do Programa Lote Legal, que regulariza a situação dos lotes, sem custos com os encargos da Prefeitura. Além de Vila Natal, outras 500 famílias teriam sido beneficiadas pelo programa em Roberto Silveira, Ano Bom, Loteamento Recanto do Sol, São Vicente e Loteamento Chinês

Esperamos que estas familias sejam beneficiadas !!!

O SENAI Moda, centro de inteligência em moda do Sistema FIRJAN, fará um circuito de palestras gratuitas sobre Inovação e Conceitos em Tecnologia. O objetivo é aumentar a competitividade das empresas dos setores têxtil e de confecção fluminense. Batizado de Giro SENAI Moda Tecnologia 2009, o circuito terá a participação de mais de 250 empresários. O evento começa amanhã por Petrópolis, mas percorrerá também as cidades de Friburgo (20/08), Itaperuna (25/08) e Barra Mansa (01/09). O encontro terá duração de, aproximadamente, duas horas em cada cidade. Os empresários interessados em participar do Giro SENAI Moda Tecnologia 2009 em Friburgo, Itaperuna e Barra Mansa podem se inscrever pelo 0800 0231 231 ou pelo e-mail: faleconosco@firjan.org.br .
As inscrições para Petrópolis já foram encerradas.


Foi cofirmado em anuncio oficial realizado no Palácio Guanabara a compra da antiga fábrica da Nestlé pela Bom Gosto. A nova empresa dará preferência aos antigos empregados da Nestlé,o evento foi realizado na presença do Governador. A compra das antigas dependências da Nestlé, que fechou suas portas na cidade de Barra Mansa, deixando muitos desempregados. O investimento será de cerca de R$ 50 milhões. A nova empresa deve gerar cerca de 300 empregos na região. Asim esperamos e Senhor prefeito não faça como o seu antecessor e tire o leitinho ... nao melhor o chambinho das crianças .
Para quem nao sabe quem é a Bom Gosto aki vai um historico :
Bom Gosto - A Laticínios Bom Gosto iniciou suas atividades de beneficiamento de leite em 1993, em Tapejara (RS). O objetivo era industrializar a matéria-prima produzida na região norte do Estado. A partir do ano 2000, a empresa iniciou o processo de ampliação de sua linha de produtos, com a instalação de uma planta industrial para fabricação de leite longa vida (UHT), leite condensado e concentrado, creme de leite e achocolatado, atingindo uma capacidade de processamento de até 1 milhão de litros por dia. Atualmente, a empresa conta com 1,2 mil funcionários e cerca de 12 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, além de 34 cooperativas parceiras. Hoje, a Bom Gosto possui uma capacidade de produção de 2,5 milhões de litros por dia, que correspondem a 700 milhões de litros por ano.

Fonte: Anselmo Góes (O Globo - 30 de junho 09)

Nosso Banner


Coluna do Hugo "Carater X Reputação "

As circunstâncias entre as quais você vive determinam sua reputação. A verdade em que você acredita determina seu caráter. A reputação é o que acham que você é. O caráter é o que você realmente é... A reputação é o que você tem quando chega a uma comunidade nova. O caráter é o que você tem quando vai embora... A reputação é feita em um momento. O caráter é construído em uma vida inteira... A reputação torna você rico ou pobre. O caráter torna você feliz ou infeliz... A reputação é o que os homens dizem de você junto à sua sepultura. O caráter é o que os anjos dizem de você diante de Deus.


Arnaldo Jabor

visitantes

Advogados RJ